sexta-feira, 19 de julho de 2024

 

                                                  Uma Comendadora em Itapecuru Mirim



                 O dia 17 de julho de 2024, foi muito importante para Assenção Pessoa. Agraciada com a Comenda Municipal de Mérito Mariana Luz, LEI Nº. 1319/2014, Maria da Assenção Lopes Pessoa pelo mérito com o grandioso trabalho como professora, conduzindo por mais de 30 anos a vida escolar de dezenas de milhares de alunos que vão da educação infantil, ao Ensino Médio, muitas vezes em funções alternadas como Gestora Escolar, Supervisora, Coordenadora Pedagógica e Mestra de sala de aula. Assenção também foi reconhecida como uma escritora de talento, na literatura infantojuvenil, na poesia e nos contos que escreve. 

      Na cerimônia de outorga da Comenda, Assenção Pessoa agradeceu a indicação e dedicou a sua Comenda Municipal de Mérito Mariana Luz a seus avós, in memoriam, Luís Lopes de Mendonça e Filomena Suzana Lopes de Mendonça. Ele, que foi um dos desbravadores na construção da via férrea São Luís -Teresina, trabalhando entre Rosário e Coroatá, tendo residência fixa à beira da linha, em Itapecuru Mirim, no bairro Trizidela. Ela, cozinheira de mão cheia, o ajudou a construir uma família sólida e a atravessar por momentos e situação adversas e até de calamidades quando das grandes enchentes do Rio Itapecuru. Assenção reconhece a importância de seus avós na sua vida e se emociona quando fala deles com carinho e dedicação. 

          A nova Comendadora também lembrou de sua adolescência quando teve o privilégio para integra juntamente com um grupo de alunos de outros municípios do Maranhão, na Caravana da Integração Nacional, e participar a posse do último Presidente Militar do Brasil. Ela que foi escolhida pelos professores João Silveira e Nonato Lopes por ser a aluna com as melhores notas em todas as disciplinas escolares no município de Itapecuru Mirim. Lembrou, Assenção que esse foi seu primeiro e grande reconhecimento em sua terra natal, sendo a Comenda seu segundo maior reconhecimento. Em seu discurso, ainda agradeceu a seus familiares e amigos. Atualmente a Comendadora Assenção Pessoa exerce função na gratificada nas áreas da cultura e turismo na Prefeitura Municipal, portanto sendo grande merecedora dessa ímpar honraria do poder Executivo Municipal.


BIOGRAFIA RESUMIDA

 

Maria da Assenção Lopes Pessoa. Itapecuruense, Filha de Antônio Ferreira Lopes e Maria da Paz de Menezes Lopes. É Professora com Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialização em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional pelo Instituto Educacional Superior Franciscano (IESF), escritora, poeta, pesquisadora, membro fundadora da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA), membro correspondente da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA). Como Professora, deu sua contribuição nas escolas da rede municipal: João da Silva Rodrigues, Gonçalves Dias e Gomes de Souza, e, na rede estadual, nas escolas CEM Prefº. Newton Neves, CAIC e Ayrton Senna. Por várias vezes foi coordenadora pedagógica, gestora escolar honrando sua missão de educar e formar cidadãos críticos e responsáveis. Em Pirapemas, Assenção foi diretora e supervisora escolas de escola da rede municipal (fundamental e educação infantil) e Professora e gestora do Centro de Ensino Pirapemas, da rede estadual. No campo da literatura, possui Trabalhos publicados nas áreas da poesia; contos; infanto-juvenil; pedagógicos, como Itapecuru Mirim, sua gente, sua história; e participação 08 Antologias, além de participação em revistas científicas e literárias. É Membro coordenador da FESTA LITERÁRIA DE ITAPECURU MIRIM (FLIM). Atualmente exerce função na área da cultura e turismo na prefeitura municipal de Itapecuru Mirim.

 

COMUNICADO


REGISTROS 




A presença da família, apoio incondicional.