sábado, 18 de julho de 2015

RESENHA SOBRE O LIVRO ITAPECURU MIRIM: SUA GENTE, SUA HISTÓRIA






 RESENHA SOBRE O LIVRO
 ITAPECURU MIRIM: SUA GENTE, SUA HISTÓRIA
 SEGUNDO SUA AUTORA PROFESSORA ASSENÇÃO PESSOA

           O livro inicia com uma saudação a Mariana Luz, poetiza itapecuruense que colocou a mulher de Itapecuru entre as nobres poetas deste imenso Maranhão. A autora dedica todo o trabalho a seus pais e a seu sogros, por serem pessoas de bom caráter e bem-quistas na sua cidade e na cidade de Pirapemas. 

          Ainda destacando a apresentação do trabalho, Assenção faz inúmeras referências de autores em quase todas as áreas de sua pesquisa, da qual a mesma se utilizou das Ciências da Natureza, da Geografia, da Sociologia, História, Filosofia, Esporte, Cultura e Arte, além da Língua Portuguesa para realizar este magnífico trabalho para presenteá-lo à população estudantil e profissionais da educação de seu município. 

           Como ela mesma fala no próprio livro, esta obra é uma fonte de pesquisa inacabada e que se propõe fomentar questionamentos e mudança de atitudes em relação a vários temas propostos.

           Dividido em unidades e capítulos, o livro é bastante didático, separando por área do conhecimento os estudos. Sendo assim, a autora escreve e descreve já no Prefácio sobre as memórias de sua infância que retrata um pouco da história desse povo e onde cada um pode se encontrar nos perfis que se segue ao longo da obra.

          Muito bem divido, traz um texto leve e gostoso de se ler. Além de conferir a história dessa gente, ainda podemos nos deliciar com a forma poética de exaltar esta cidade tão importante para a história do Maranhão.

          "Itapecuru Mirim: sua gente, sua história",  é um projeto real para que os jovens e outras pessoa da todas as partes conheçam a importância dessa cidade histórica para todos nós.

            Espere-se que os leitores assíduos adquira esse exemplar, pois para quem quer realizar concursos em Itapecuru Mirim, essa é um boa opção de estudo e pesquisa.


Itapecuru Mirim, 18 de julho de 2015.

Assenção Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário