terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

POEMAS SOLITÁRIOS - TROPOS DA PAIXÃO E OUTROS



POEMAS SOLITÁRIOS





TROPOS DA PAIXÃO
                     Assenção Pessoa

Em sentido estrito
Em metáfora gasta
Ou, Substituo-te, troco- te,
Ou, apenas tua expressão me basta.

Mas ainda em versos
Paixão é excitação, é loucura.
Por ti, que em quimera me reverso
E Vivo, por tua formosura.

É semelhança,
Sentimentos, atitudes
São tropos, são falas,
Mas o que sinto a estro
Em efeito me cala.

E dentro do peito
Silencio.
Não posso viver
Um amor tão perfeito
Então morro,
Com supremacia.
Adeus sonho desfeito.
Idolatria.


 (PUBLICADO NA REVISTA VARAL DO BRASIL –Literário sem frescuras, Genebra,  inverno/primavera 2014 – Edição Nº 28 – março/2014 – ANO 5) 

                                          


MEU CANTO
     Assenção Pessoa


Meu canto existe.
 Nos pomares,
  Nos jardins,
   Na floresta.
    Mesmo que o homem
     Insista...
      Meu canto existe,
       E resiste.
       Implorando por todo
      O Planeta,
     Preservação.
    Meu canto existe,
   Mesmo que ainda triste...
  Embora não seja ouvido...
 Meu canto existe.






CONTEMPLAÇÃO

Assenção Pessoa


Olhai e vede
O belo da Natureza fecunda.
Qual brilho de luz mais intensa
Por todo o Universo penetra?

Olhai os lírios, as rosas, o verde
Que brota da Terra ao nascer.
Qual horizonte na sua essência
Faz no pôr do Sol florescer?

Olhai e contemplai
Os rios, mares, lagos fecundos.
Qual lugar mais nobre do mundo
Abriga a vida que brota da vida?

Olhai e agradecei
A Deus, pela terra prometida.
O ar que faz teu coração pulsar,
O amor que emana a vida!


 (PUBLICADO NA REVISTA VARAL DO BRASIL –Literário sem frescuras, Genebra, primavera 2014 – Edição Nº 29 – maio-junho/2014 – ANO 5)           
                                

VARAL DO BRASIL®
Revista eletrônica e site
Genebra – Suíça

ISSN 1664-5243

Nenhum comentário:

Postar um comentário