sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FAÇA PARTE: MIL POEMAS PARA A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM








PROJETO MIL POEMAS PARA
A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM
MARANHÃO – BRASIL


A professora Assenção Pessoa – CE ITAPECURU MIRIM está empenhada nesse trabalho único para homenagear a cidade de Itapecuru-Mirim, Maranhão - Brasil, por ocasião da passagem dos seus 144 anos, em 21 de julho de 2014, quando foi elevada à categoria de cidade pela Provisão Régia de 21 de julho de 1870, Lei Provincial nº 919.
Convida todos os Poetas, artistas, professores e historiadores anônimos e consagrados, abrangendo toda a classe estudantil de Itapecuru-Mirim, demais cidades do Maranhão, podendo se estender para outros Estados brasileiros, quiçá outros países.

NORMAS DOS TRABALHOS:
PROJETO ANTOLÓGICO: “PROJETO MIL POEMAS PAR A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM, MARANHÃO - BRASIL

ü  Cada Poeta poderá apresentar até 6 (seis) poemas, 01 por página,  homenageando a cidade de  Itapecuru-Mirim. Formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0. As correções ortográficas e literárias ficam por conta do autor dos trabalhos. Enviar na forma de Arquivo documento do Word 97-2003.

ü  Enviar adjunto currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade e país de origem, com foto atualizada. E autorização para publicação.

ü  Os poemas poderão fazer alusão à história, cultura, contos e lendas, sua arquitetura, formação de seu povo, profissões de luta (quebradeiras de coco). Poesias alusivas às personalidades literárias, às pessoas simples, aspectos pitorescos, paisagens e meio ambiente (alusão ao Rio Itapecuru), etc.

ü  A aceitação dar-se-á na ordem de recebimento da (s) obra(s), até se completarem os 1000 (mil) poemas.

ü  Prazo de envio: Até 30 de Abril de 2014.

ü  Será descartada a obra que não corresponder com os critérios e normas.
.

 Envio de Poesias para: assencaopessoa2009@gmail.com

Abraços e Saudações “Tapuias”

Assenção Pessoa


______________________________________________________________________


PROJETO MIL POEMAS PARA
A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM
MARANHÃO - BRASIL
DADOA PESSOAIS E AUTORIZAÇÃO

NOME DO CANDIDATO(O): ­­­­­_______________________________________
DATA DE NASCIMENTO: _________________________________
CIDADE/ESTADO/PAÍS: _____________________________
E-MAIL: ___________________________________

TIPO DE TRABALHO: ___________________



A U T O R I Z A Ç Ã O

EU __________________________ AUTORIZO MARIA DA ASSENÇÃO LOPES PESSOA, A INCLUIR E PUBLICAR MEUS TRABALHOS NO PROJETO ANTOLÓGICO MIL POEMAS PARA A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM, MARANHÃO - BRASIL.

LOCAL E DATA:____________________


ASSINATURA


__________________________________________________________________________



CARTA DE CONVITE E ADESÃO


Poetas, artistas, professores e historiadores anônimos e consagrados, toda a classe estudantil de Itapecuru-Mirim, demais cidades do Maranhão, podendo se estender para outros Estados brasileiros, quiçá outros países.
Este projeto foi pensado por mim para fazermos algo singular, diferente e audacioso no que diz respeito ao aniversário da nossa Itapecuru-Mirim.
Gostaria de contar com a adesão de todos os poetas, estudantes, professores e pesquisadores para realmente fazermos algo por Itapecuru, algo ligado à literatura deste município.
É um projeto que foi pensado para ser executado no coletivo. Sozinha, não sou nada. Mas com o apoio e a aprovação de todos, serei corajosa o suficiente para juntos desenvolvermos este trabalho de tão valiosa estima para mim e creio se olhado com cuidado e aceito, também terão orgulho do resultado esperado.
Precisamos da ajuda de todos os apaixonados por Itapecuru-Mirim para que tudo dê certo.

PEÇO SUA ADESÃO AO PROJETO PARTICIPANDO COM SUA POESIA OU POEMA, LEVANDO ESTE PROJETO PARA SUA ESCOLA E FAZENDO SEUS ALUNOS PARTICIPAREM.

                        Conto com todos para atingirmos os Mil Poemas.

DÚVIDAS: entre em contato pelo e-mail.


 __________________________________________________

O PROJETO

 PROJETO MIL POEMAS PARA

A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM
MARANHÃO - BRASIL

1. JUSTIFICATIVA
A povoação da cidade de Itapecuru-Mirim, por homens brancos, segundo a história teve início na margem direita do rio Itapecuru, por volta de 1622 quando surge o primeiro engenho de açúcar, trazido por povos luso-açorianos. Em 1768, os moradores da Ribeira pediram ao Rei de Portugal alvará de confirmação da vila, que ali fora fundada por Ordem Régia. A Corte Portuguesa determinou, então, ao Governador da Província que, comprovasse a veracidade dessa ordem. A mesma não foi encontrada na época, razão pela qual a situação de Freguesia do Itapecuru perdurou até 1818, quando por Provisão Régia de 27 de novembro de 1817, determinou a criação da Vila, desmembrada do Município de São Luís, sendo elevada à categoria de Cidade em 1870.
O topônimo Itapecuru-Mirim tem vários significados, dentre eles “Caminho de Pedras Miúdas”.
O PROJETO MIL POEMAS PARA A CIDADE DE ITAPECURU-MIRIM, MARANHÃO - BRASIL nasceu do desejo de homenagear a cidade de Itapecuru-Mirim, pela passagem dos seus 144 anos em 2014 de forma mais eloquente, audaciosa e lúdica. Homenagear sua história, sua cultura, mas principalmente sua gente. Homens e mulheres que fizeram e fazem essa história. Pessoas simples que ajudaram a construir esta cidade com essa cara que a gente conhece. Uma cidade que amamos e que às vezes a maltratamos, mas, que lhes devemos todo respeito.
Itapecuru de homens ilustres como Gomes de Sousa, Mariana Luz. Este projeto não é apenas um amontoado de atividades sem nexo. É antes de tudo, um movimento, a essência, a verdade, o grito do melhor da poesia, da literatura, das artes e da cultura de um povo, o povo de Itapecuru-Mirim.

  1. OBJETIVOS
2.1  OBJETIVO GERAL

Homenagear a cidade de Itapecuru-Mirim pela passagem de seus 144 anos em 2014, justificada por ser uma cidade histórica com relevante valor para o Maranhão, pelo sentimento nacionalista na incorporação da formação de seu povo e de suas paisagens naturais a qual compõe o contexto brasileiro com invocação ao seu Rio, outrora chamado “Jardim do Maranhão”, origem de tudo.

2.2  OBJETIVO ESPECÍFICO

 * Promover o intercâmbio entre as manifestações artístico-culturais e a história, sociedade, vida e meio ambiente da cidade de Itapecuru-Mirim.
* Provocar uma reflexão sobre nossa cidade, sua história, sua gente.
* Resgatar valores de vida e o amor por nossa terra, no trato com o meio ambiente e as pessoas.
* Alavancar o aspecto cultural, artístico, literário no cenário maranhense, brasileiro e quem sabe no exterior.

3. PÚBLICO-ALVO/NORMAS

Poetas, artistas, professores e historiadores anônimos e consagrados, abrangendo toda a classe estudantil de Itapecuru-Mirim, demais cidades do Maranhão, podendo se estender para outros Estados brasileiros, quiçá outros países.


1. Cada Poeta poderá apresentar até 6 (seis) poemas, 01 por página,  homenageando a cidade de  Itapecuru-Mirim. Formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0. As correções ortográficas e literárias ficam por conta do autor dos trabalhos. Enviar na forma de Arquivo documento do Word 97-2003.

2.   Enviar adjunto currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade/estado e país de origem, com foto atualizada. E autorização para publicação.

3.  Os poemas poderão fazer alusão à história, cultura, contos e lendas, sua arquitetura, formação de seu povo, profissões de luta (quebradeiras de coco). Poesias alusivas às personalidades literárias, às pessoas simples, aspectos pitorescos, paisagens e meio ambiente (alusão ao Rio Itapecuru), etc.

4. A aceitação dar-se-á na ordem de recebimento da (s) obra(s), até se completarem os 1000 (mil) poemas.

5. Prazo de envio: Até 30 de Abril de 2014.

6. Será descartada a obra que não corresponder com os critérios e normas.
.

CONCLUSÃO

Com o desenvolvimento desse projeto espera-se que seus objetivos sejam atingidos e que o melhor da poesia, do teatro, cinema, dança, possam se incorporar ao melhor da literatura maranhense, itapecuruense e incorporar os valores das Artes, da Cultura, Ciência e História de uma gente hospitaleira e alegre. Que possa transpor as barreiras da diversidade e passar a fazer parte da programação do aniversário da cidade em 2014 e assim sucessivamente.
Ancorada na vocação literária de nossa gente, esse projeto foi pensado para ser construído coletivamente e engajado na democratização social e cultural dessa cidade, tomando pela força legítima do trabalho coletivo, a rica produção de conhecimento local, abrindo novos caminhos e fomento das cadeias criativas e produtivas da leitura e construção do saber, dentre outras atividades correlatas.

Itapecuru-Mirim, 01/10/2013
Maria da Assenção Lopes Pessoa
Autora.
 




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário