terça-feira, 26 de maio de 2015

Emoção no Lançamento dos Livros Infantis.





            EMOÇÃO E SATISFAÇÃO NO EVENTO DE LANÇAMENTO DOS TRABALHOS DE ASSENÇÃO PESSOA

 

             A professora Assenção hoje é mais conhecida por sua atuação como gestora do CE Itapecuru Mirim - Ayrton Sena. Professora de Biologia, por formação, Assenção sempre foi, contudo, uma pessoa muito dinâmica e criativa nas escolas onde deixou sua contribuição. A simplicidade com que sempre desenvolve seus dons, nos revela não só uma simples professora, que contribuiu com todas as etapas da educação infantil e básica, mas também como, artesã, pesquisadora e literária, que conhece todas as facetas que esse caminho lhe oferece. Escritora por opção, a professora vem hoje realizar e oferecer ao público leitor, professor, infantil e juvenil, mais esta meta concluída em sua vida. A publicação de mais dois trabalhos literário. Dessa vez voltado ao público infantil.

          Para quem ainda lembra, foi a professora Assenção quem criou o FESTIVAL ARTE-VIDA, um evento que casava a Biologia, conceitos de vida, com a Literatura, todas as formas de Artes e Cultura Popular, de onde foram revelados muitos artistas nas escolas por onde levou o Projeto. Destacou-se ainda, por suas aulas e projetos de feiras de ciências e conhecimentos inovadores, alegres, dinâmicos, vivos, incentivando “seus” alunos, como ela gosta de chamá-los, e colegas professores, numa pedagogia da produção, criação e do desafio.

           Essa é a professora Assenção que conhecemos. Uma pessoa que não tem medo de inovar, de arriscar, errar e acertar, sempre. Essa é a pessoa que lhes apresento, com mais este desfio, escrever para um público infanto-juvenil. Ela que é poeta e pesquisadora, traz para nós um belíssimo trabalho como estes dois títulos: José a as três Mosqueteiras e A Princesa Sarah e o Sapo.




O livro A PRINCESA SARAH E O SAPO, revela através do encontro da Princesa Sarah com um sapo muito abusado, o verdadeiro sentido da amizade o qual vai te levar para o mundo da fantasia te proporcionando uma bela estória de amor: amor pelo belo, amor pelos animais e a natureza, amor pela vida. 

JOSÉ E AS TRÊS MOSQUETEIRAS, conta a aventura de quatro crianças em férias na casa dos avós, pelo mundo imaginário em defesa de pequenos animais e indiretamente da natureza. Essa estória se passa num pequeno sítio, demonstrando que brincar e viver no campo pode ser muito divertido, e uma das formas crescer com saúde de corpo e mente.

IMAGINAR É INTERAIR COM O MUNDO INTERNO E EXTERNO

          A imaginação da criança é a ponte que liga o mundo externo e o interno. Contos de fadas, lendas aventuras, povoam o imaginário dessas crianças tornando-o mais criativos. 

         A professora Assenção Pessoa em ambos os livros tenta recriar de maneira lúdica o amor à família, o respeito e a amizade. O desejo veio com a chegada de seus netos e assim de forma carinhosa criou personagens familiares muito interessantes e alegres. É um trabalho pioneiro para os escritores deste município, realizar por meio do mundo infantil, um trabalho de literatura enfatizando questões ambientais, éticas e pedagógicas. 

         Os livros fazem parte da COLEÇÃO “A ARTE DE SER AVÓ”, a magia dos sonhos de princesas e pequenos heróis.
Para quem usa estas histórias como roteiro pedagógico, há sempre um espaço surpreendente e inesperado para novas descobertas.





         O Evento se deu em meio aos amigos mais próximos, aos confrades da AICLA, Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, amigos professores, ex alunos, familiares e amigos escritores.

          A professora Carla Verlaine conduziu o evento com muita propriedade e simpatia. Ao final, a professora e escritora Assenção Pessoa se emocionou ao agradecer e falar de sua mãe Maria da Paz, avó Conceição Viana e seus netos, Laiza, Sarah, Guilherme e Amália, sua motivações para escrever tão belo trabalho.

         Com esforço financeiro próprio, Assenção Pessoa hoje agradece ao Prefeito Magno Amorim, à Secretaria de Educação Municipal, na pessoa da professora Elizangela Marinho, A casa de Cultura Professor João da Cruz Silveira, na pessoa da Sra. Jucey Santana, ao Dep. Fed. Junior Marreca, às professoras Carla Verlaine, Socorro Carvalho e Raina Coelho, a todos os amigos e parceiros na construção desse momento e na sua contribuição com a Cultura Literária deste município de Itapecuru Mirim, MA - Brasil.

Seu maior agradecimento foi ao esposo, companheiro e amigo, Leonidas, pois sem o seu incentivo, encorajamento e apoio, a professora Assenção não teria conseguido. A Editora Gregory, na pessoa de Regina Gregório, também foi um degrau a mais nessa jornada de publicação desses dois fascinantes livros.











Itapecuru Mirim, Ma. 26 de maio de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário