quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O QUE PRENDE UM CASAL POR 40 ANOS? ESPECIAL: NOSSAS BODAS!





CADERNO ESPECIAL: NOSSAS BODAS



TENDO SANTO EXPEDITO COMO PROTETOR O CASAL LEONIDAS MESQUITA  PESSOA E MARIA DA ASSENÇÃO LOPES PESSOA REALIZARAM A MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS E RENOVAÇÃO DE VOTOS DE CASAMENTO, NO ÚLTIMO DIA 14 DE SETEMBRO, ÀS 17H, CELEBRADA POR PADRE CARLINHOS, DA CIDADE DE PIRAPEMAS, E SOB AS BÊNÇÃOS DOS SEUS FAMILIARES NA IGREJA DE SANTO EXPEDITO, BAIRRO ALTO BEBEDOURO, ITAPECURU MIRIM, MA.




CELEBRAÇÃO MISSA BODAS DE ESMERALDAS
14 de Setembro de 2019
(Exaltação da Santa Cruz – Festa)

I – RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL
COM.: Prezados Amigos, Visitantes e membros de nossa Comunidade. Hoje é um dia muito especial para a família de Deus. Em clima de festa, nossa comunidade se reúne para louvar a Deus e agradecer-lhe os dons que nos concedeu! Vamos louvá-lo com este casal, LEONIDAS E ASSENÇÃO, que hoje celebra suas bodas de ESMERALDAS. Quarenta anos atrás, envolvidos pelo amor, pelo sonho e pelo compromisso, decidiram juntar suas vidas e chegaram até o altar do Senhor para serem abençoados. Hoje, depois de muitas dificuldades e alegrias, junto com os frutos abençoados por Deus, os seus filhos, noras, genro e netos, provam a força do amor, nesses  40 anos de casados. Ao celebrarmos a Eucaristia, memória da morte e ressurreição do Senhor, possamos aprender a amar-nos sempre mais e fazer do amor a única lei da vida.

COM.: Vamos receber o Presidente desta Eucaristia Padre Carlos (de Pirapemas, MA.).

1      - CANTO DE ENTRADA
Sonda-me (Eu Sei Que Tu Me Sondas)

1. Senhor, eu sei que Tu me sondas/ Sei também que me conheces/Se me assento ou me levanto/ Conheces meus pensamentos.
2. Quer deitado, ou quer andando/
Sabes todos os meus passos/
E antes que haja em mim palavras/
Sei que em tudo me conheces.

Senhor, eu sei que Tu me sondas! (4 x)

3. Deus, Tu me cercaste em volta/ Tuas mãos em mim repousam/ Tal ciência é grandiosa/ Não alcanço de tão alta!
4. Se eu subo até o céu/ Sei que ali também te encontro/ Se no abismo está minha alma/ Sei que ali também me amas!

Senhor, eu sei que Tu me sondas! (4x)
Senhor, eu sei que Tu me amas! (4x)


CANTO: Instrumental. (Como é Grande o Meu amor por você, Roberto Carlos)

Entrada dos Filhos, noras, genro e netos:
Filha Suyanne, genro Eduardo,  com seus filhos Guilherme e Amália
Filho Leonidas Júnior e Seu filho Jhuan Gabriel
Filho Higo Luís, nora Maynara, suas filhas Sarah e Isadora.
Filho Hugo, nora Tânia, sua Filha: Laiza.

Entrada do Casal: Leonidas e Assenção

COM.: Deus lhes concede a graça transformando a prata em esmeraldas, e os convida para renovar a promessa de 40 anos atrás, continuando a servi-lo um no outro, até que os chame para as Bodas definitivas onde Ele será o esposo de suas almas.

2         - SAUDAÇÃO (ACOLHIDA)

PR.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (motivação por conta do Presidente)
T.: Amém!
PR.: Sejam bem-vindos todos vocês que procuram o Senhor! Seja bem vindo O casal, LEONIDAS E ASSENÇÃO, que, em sua longa história de amor, experimentou a bondade de Deus! Que Deus os ilumine com a sua luz e os inspire sentimentos de júbilo e gratidão.
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu desde o princípio e aqui nos reuniu no amor de Cristo!

ACOLHIDA DOS FILHOS
É com imensa alegria que estamos aqui para realizar esta celebração de Ação de Graças pelos 40 anos de vida matrimonial do nosso pai e nossa mãe LEONIDAS E ASSENÇÃO.  Foi um dia como este que tudo começou. Uma aliança feita junto ao altar do Senhor e selada com sua benção. Benção que fez desta aliança um sacramento. Nós os FILHOS  estamos agora aqui bem unidos a eles para a agradecer. Agradecer a Deus pela contínua presença na vida deles. Agradecer a Deus pelas maravilhas que ele realizou nestes anos de caminhada no amor, fazendo-se companheiros, amigos e cúmplices entre si e entre nós.

ACOLHIDA DOS NETOS:
Vocês, vovô Leo e vovó Conça  são a fonte de nossa alegria, especialmente nesta data em que nós celebramos os 40 anos de vossa união. Obrigado Senhor por manter unido este casal que nos orienta no amor e na fé, na firmeza e acima de tudo, na alegria do lar que os dois construíram. Nós, seus netos, amamos vocês!

ACOLHIDA DO GENRO E NORAS
Eram dois e o sacramento os tornou um só. E, será os dois uma só carne. Uma união tão íntima, vivida no amor que se converteu em resposta à palavra do Senhor: “O que Deus uniu o homem não separa”. Hoje, mais amadurecidos e coroados pelo amor, buscam mais uma vez proclamar, que acreditam na vocação matrimonial, na felicidade, na doação mútua. Muitas são às alegrias, apesar de inúmeros momentos difíceis, provações e muitos os desafios. E nós genro e noras agradecidos na lei do amor, estamos alegres e regozijados por mais esta celebração de ação de graças que são os 40 anos de união desse casal Leonidas e Assneção que são nossa inspiração nosso exemplo de vida.

ATO PENITENCIAL
PR.: Sempre, em nossa vida, Deus nos manifestou seu amor de Pai, mesmo quando nós fomos ingratos. Meus irmãos e minhas irmãs, na caminhada da vida precisamos reconhecer nossas falhas, nosso egoísmo, nossa infidelidade ao projeto do Pai. Arrependidos de nossas falhas contra o amor, imploremos o perdão de Deus!

3 - CANTO PENITENCIAL
1. Senhor que vieste salvar os corações arrependidos.
Piedade, piedade, piedade de nós (bis)
2. Ó Cristo, que vieste chamar os pecadores humilhados.
3. Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.

ORAÇÃO DE COLETA
PR.: Oremos: Pai todo-poderoso olhai com bondade este casal LEONIDAS e ASSENÇÃO, (com os filhos que geraram para a vida e a fé), pelo bem que praticaram e praticam em sua longa vida. E, como confirmaram, em admirável sacramento, as primícias de seu amor, abençoem os frutos de seus longos anos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém

4- HINO DE LOUVOR - Glória
Glória, Glória a Deus no céu e paz na Terra
1. Deus e Pai nós vos louvamos,/ Adoramos, bendizemos./ Damos glória ao vosso nome,/Vossos dons agradecemos.
2. Senhor nosso Jesus Cristo/ Unigênito do Pai./ Voz de Deus, Cordeiro Santo,/ Nossas culpas perdoai.
3. Vós que estais junto do Pai,/ Como nosso intercessor,/ Acolhei nossos pedidos,/ Atendei nosso clamor.
4. Vós, somente, sois o Santo,/ O Altíssimo, o Senhor./ Com o Espírito Divino/ De Deus Pai no esplendor.
Glória, glória a Deus no céu e paz na Terra. 2x

ORAÇÃO:
PR.: Senhor nosso Deus, que tendes as mãos sempre repleta de bênçãos e graças para nos oferecer, despertai em todos nós a virtude da gratidão diante do vosso amor e bondade. Louvamos-te e agradecemos sempre por tudo que te tuas mãos temos recebido. Por Cristo Nosso Senhor, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

COM.: A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, no caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes. Ela contém luz para nos guiar, alimento para nos sustentar e consolo para nos animar. Cristo é o seu grande tema. Vamos acolher a palavra de Deus.

ENTRADA (PROCISSÃO) DA BÍBLIA: Quero levar esta Bíblia

1. Quero levar esta Bíblia,/ ir cantando em procissão;/ Ir feliz como quem leva/ a luz do céu em sua mão.
Ergo bem alta esta Bíblia:/ ei-la entre nós o bom Deus!/É benção que a terra desce,/é prece que sobe aos céus!
2. Quero nas mãos este Livro,/vou levá-lo aonde for!/ Eu O levo pela vida,/e Ele me leva ao Senhor!
3. Quero Beijar esta Bíblia,/ como beijo sempre, sim,/ mão de Pai que me abençoa,/ e Mãe sorrindo para mim!
4. Quero deixar este Livro/ qual um coração no altar;/ coração de Deus, aberto,/ ansioso por se revelar!
 5. Ficam perfumes em gente/ que só lida com a flor./ Assim deixe em nós a Bíblia/ a luz de Deus, o seu amor!


II – LITURGIA DA PALAVRA

COM.: Deus é Amor-Caridade!  Todos os dons dependem do amor, não podem substituí-lo, e sem ele nada significam. O amor é à força de Deus e também a força da pessoa aliada a Deus. E é o caminho que ultrapassa todos os dons e ao quais todos os membros de uma comunidade devem aspirar. O amor é eterno e transcende o tempo e o espaço porque é a vida do próprio Deus, vida da qual o cristão já participa. Certamente, para perseverarem até aqui este JOVEM CASAL DE 40 ANOS CONTINUAREM VIVENDO este Amor em suas vidas. Caridade que vem de Deus e sempre permanece. Ouçamos.

5 - 1ª. LEITURA (I Coríntios 13, 1-13) - Leitura da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

“Ainda que eu falasse a língua, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como um sino ruidoso ou como símbolo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se eu não tivesse o amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, ainda que entregasse meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo, não é invejoso, não ostenta, não se enche de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com  injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, o Dom das línguas cessará, a ciência também desaparecerá. Pois nosso conhecimento é limitado; limitada também é nossa profecia. Mas; quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. Agora, portanto, permaneçam estas três coisas: A fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o Amor.” Palavra do Senhor.
T.: Graças a Deus!

6 - SALMO DE RESPOSTA – 127
COM.: Tendo ouvido e acolhido a Palavra, expressemos a nossa resposta cantando:  

Felizes os que temem o senhor/ e trilham seus caminhos! (bis)

1. Feliz és tu se temes o senhor  e trilhas seus caminhos!  Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! 
2. A tua esposa é uma videira bem fecunda  no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
3. Será assim abençoado todo homem que teme o senhor.  O senhor te abençoe de Sião,  cada dia de tua vida.
4. Para que vejas prosperar Jerusalém, e os filhos dos teus filhos. Ó Senhor, que venha a paz a Israel, Que venha a paz ao vosso povo.

7 - ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
      CANTO DE ACLAMAÇÃO
 
1. Buscai primeiro o Reino de Deus
E a sua justiça/ E tudo mais vos será acrescentado. Aleluia! Aleluia!
2. Não só de pão o homem viverá,
Mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Aleluia! Aleluia!
3. Se vos perseguem por causa de mim, não esqueçais o porquê: não é o servo maior que o Senhor Aleluia! Aleluia!
4. Quer Comais, quer bebais. Quer façais qualquer coisa, tudo fazei para a glória de Deus. Aleluia! Aleluia!

8 – EVANGELHO (João 15,   9-12)
PR.: O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós!
PR.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Ass.: Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
- Palavra da Salvação!
T.: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA (Por conta do Presidente da Celebração)

RENOVAÇÃO DO COMPROMISSO

PR.: Neste aniversário de Bodas de ESMERALDA (40 ANOS DE UNIÃO), recordando o dia feliz, em que unistes as vossas vidas, com o vínculo indissolúvel do sacramento do Matrimônio, quereis renovar agora, diante de Deus, aquele santo compromisso. Para que este propósito seja reafirmado pela graça divina, elevai ao Senhor as vossas preces.

Esposo (Leonidas): Bendito é o Senhor, porque, por vossa graça, recebi ASSENÇÃO por minha esposa.

Esposa (Assenção): Bendito é o Senhor, porque, por vossa graça, recebi LEONIDAS por meu esposo.

O Casal: Bendito é o, Senhor, porque, na alegria e na tristeza, sempre contamos com a vossa presença. Nós vos pedimos, continuai ajudando-nos a renovar e conservar fielmente o nosso amor, e prometemos ajudados pela Vossa Graça continuarmos edificando o nosso lar cristão.

PR.: O Senhor vos guarde durante todos os dias da vossa vida. Nas aflições, seja o vosso consolo. Na prosperidade, a vossa assistência. E conserve o vosso lar na abundância de suas bênçãos. Por Cristo, nosso Senhor!

T.: Amém!

ENTRADA DAS ALIANÇAS

Canto Instrumental – Hallelujah

COM.: Senhor aqui está as alianças de Leonidas e Assenção.
Elas são símbolos da perfeita união entre eles, durante estes 40 anos de vida Matrimonial. Peçamos as bênçãos  divinas, sobre elas para que sejam um sinal visível do amor em suas vidas. 
T.: Amém

PR: BENÇÃO DAS ALIANÇAS
Renove, Senhor, hoje, esta benção divina, abençoando as alianças que Leonidas e Assenção vão continuar usando até o fim de suas vidas, como símbolos de doação e aceitação mútua e a alegria de viverem um para o outro. Que esta aliança lhes recorde sempre que vale a pena amar e viver apoiados um no outro e ambos em Deus. Por Cristo Nosso Senhor, seu Filho, na Unidade do Espirito Santo.
Ass.: Amém

ENTREGA DAS ALIANÇAS
(O marido coloca a aliança no dedo da esposa dizendo):
─ Assenção, recebe novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
(A esposa coloca a aliança no dedo do marido dizendo):
─ Leonidas, recebe novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

PR.: Senhor aumente e santifique o amor destes vossos filhos que hoje renovam esse gesto de entrega das alianças em sinal de fidelidade, para que eles continuem crescendo sempre na graça do santo sacramento. Por Cristo, nosso Senhor!
T.: Amém!

PROFESSANDO A NOSSA FÉ
PR.:
T.: ORAÇÃO DO CREIO EM DEUS PAI TODO PODEROSO

PRECES  DA COMUNIDADE
COM.: Na alegria deste encontro, apresentamos a Deus, a nossa oração para que ele nos faça caminhar firmes no seu amor, respondendo: Senhor, atendei a nossa prece.

1 – Jesus, por ter nascido numa família e permanecido durante 30 anos, trabalhando, obedecendo e ajudando os seus pais, fez com que a família se tornasse um sinal vivo da própria Trindade, rezemos para que as famílias se tornem sinais vivos de Deus em nossos dias. Pedimos para que a Mãe de Jesus, como nas Bodas de Caná da Galiléia, interceda junto ao seu Divino Filho, para que Ele transforme nossa fé, no vinho do amor, da paz e da caridade, rezemos ao Senhor...
T.: Senhor, atendei a nossa prece.
2 – Por vovô e vovó, com quem celebramos hoje a ação de graças pelos 40 anos de fidelidade ao amor, para que Deus os assista com sua graça e nos faça viver sempre unidos no espírito de família, na amizade, na harmonia, na compreensão e na alegria de sermos seus netos, rezemos ao Senhor.
T.: Senhor, atendei a nossa prece.
3 – Por todas as famílias aqui reunidas e representadas, nós te pedimos Pai Celeste, que as façam verdadeiras famílias cristãs onde reina o amor, o diálogo e a paz, rezemos ao Senhor...
T.: Senhor, atendei a nossa prece.
4 – Pai, na intimidade de nosso coração vimos pedir que cuide de nossos AVÓS e derrame sobre eles bênçãos, para que vivam na tua paz e na verdadeira alegria, rezemos ao Senhor...
T.: Senhor, atendei a nossa prece.
5 – Pai santo, que orientais para vós a caminhada dos que prometem fidelidade no sacramento do matrimônio – fazei que estes vossos filhos se esforcem por seguir sempre o Evangelho de Cristo, rezemos
T.: Senhor, atendei a nossa prece.
 6 – Por todos aqueles que chegam aos 40 anos de vida em comum, ainda juntos e felizes, dando exemplo de verdadeiro amor, rezemos ao Senhor...
T.: Senhor, atendei a nossa prece.

PRIrmãos e irmãs, invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, com sua providência e sabedoria, quis simbolizar a história da salvação no amor, na fidelidade e na fecundidade conjugal. Deus eterno e todo poderoso, lançai vosso olhar paterno sobre Leonidas e Assenção, que vem a vossa presença render-vos graças em sua alegria. Conceda-lhes perseverança no amor e depois do curso desta vida a recompensa das alegrias eternas. Por Cristo Senhor nosso.
T.: Amém

III – LITURGIA EUCARÍSTICA

Procissão das Ofertas feitas pela Família 

PROCISSÃO DAS OFERENDAS
(Sentados)
COM.: Na família se vive o Mandamento do Amor, os esposos se amam e amam seus filhos, educando-os para a vida e são capazes de qualquer sacrifício por eles. Serão trazidos ao altar alguns símbolos que representam a vida desta família.

9 - CANTO DAS OFERTAS

Pão e vinho Te apresentamos nesse altar/ Como sinal que Tu recolhes nossa oferta/ Tudo o que somos deixamos aqui. (Bis)
1. É um milagre que se dá/ O pão e o vinho em corpo e sangue/ Vão se transformar/ Não há limites para o amor/ Vem transformar também minha vida/ Oh Senhor, é Teu esse milagre de amor.

2. É um milagre que se dá/ O pão e o vinho em corpo e sangue/ Vão se transformar/ Não há limites para o amor/ Vem transformar também minha vida/ Oh Senhor, é teu esse milagre de amor!


1.     Oferta de flores (As flores são como as pessoas. Toda flor é projeto, botão e depois, flor e fruto. Assim, sua vida, Leonidas e Assenção! Não faltaram os espinhos, mas os frutos do trabalho, da dedicação e do amor se sobressaíram).

2.  Pão e Uva (Pão significa união, alimento, vida e a Eucaristia; um cacho de uva nada é se não tiver raiz. Sem raiz não há vida. Assim, Leonidas e Assenção trouxeram ao mundo a vida de seus filhos, representados na uva, a fim de que, no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam luz para o mundo).

3. Água (É o símbolo da vida. Sem ela não há vida humana e nem a vida divina que recebemos no Batismo).

4. O Quadro com a família (Entregue nesse altar como agradecimento pelos 40 anos de vida em comunhão e como símbolo da família que construiu firmes na fé e no amor de Deus).

PR.: Aceitai, ó Deus, estas oferendas de Ação de Graças pelos vossos filhos Leonidas e Assenção que vivem unidos há quarenta anos na sinceridade da fé, e esperam alcançar da Vossa bondade os dons da unidade e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.
T.Amém!

10 - ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

PR.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.
PR.: Corações ao alto!
T.: O nosso coração está em Deus.
PR.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T.: É nosso dever e nossa salvação.

PREFÁCIO: O grande sacramento

PR.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós fizestes uma nova aliança com vosso povo, e, tendo-nos redimido pela morte e ressurreição de Cristo, nos tornastes participantes da vida divina e herdeiros da glória eterna. Para imagem dessa aliança, escolheste a união do homem e da mulher, de modo que, assim, o sacramento do matrimônio nos recorde o vosso plano de amor. Por essa razão, os anjos celebram vossa grandeza, os santos proclamam vossa bondade. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

SANTO
O Senhor é Santo (3x)
1. O Senhor é nosso Deus, O Senhor é nosso Pai. / Que o Seu reino de amor, se estenda sobre a terra.
2. Bendito o que vem, em Nome do Senhor. (2x) / Hosana, Hosana, Hosana.

PR.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T.: Santificai e reuni o vosso povo!
PR.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e (+) o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T.: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
PR.: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
PR.: Eis o mistério da fé!
T: Salvador do mundo salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
PR.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu; e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
T.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
PR.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
T.: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
PR.: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires (NS das Dores – nossa padroeira, Santo Expedito, a Santa Cruz), e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
T.: Fazei de nós uma perfeita oferenda!
PR.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa FRANCISCO, o nosso bispo D. SEBASTIÃO, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
T.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
PR.: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
T: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
PR.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
T.: A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
PR.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre!
T.: Amém!

11 - PAI NOSSO (Motivação por conta do Presidente)

PR.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz...
T.: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!
PR.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos...
T.: Amém!
PR.: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
T.: O amor de Cristo nos uniu!
PR.: Como filhos e filhas do Deus da paz...

CANTO DE PAZ   (no final)
Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor lhe desejo irmão! / Paz, que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão.
1. Se algum dia na vida, você de mim precisar. / Saiba que sou teu amigo,/ pode comigo contar.
2. O mundo dá tantas voltas, a gente vai se encontrar. / Quero que nas voltas da vida a tua mão apertar.

12 - CORDEIRO DE DEUS
T.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! (bis)
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dê-nos a paz!
PR.: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
T.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo!

13 - CANTO DE COMUNHÃO
1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: / Missão do Teu povo escolhido! Senhor, vem livrar-nos do mal!
Vem dar-nos Teu Filho, Senhor, sustento no pão e no vinho, e a força do Espírito Santo. Unindo Teu povo a caminho!
2. Falar do Teu filho às nações, vivendo como Ele viveu: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é Teu!
3. Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!
4. Andar os caminhos do mundo, plantando Teu Reino de paz: Missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossos passos refaz!

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
PR.: Alimentados à vossa mesa, nós vos pedimos, ó Deus, que guardeis na santidade este casal Leonidas e Assenção , até os receberdes no convívio do céu, após uma longa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém

IV – RITOS FINAIS

MENSAGEM FINAL
BENÇÃO FINAL
PR.: O Deus todo-poderoso vos conceda a sua alegria e abençoe Leonidas e Assenção que acabam de renovar a aliança no amor e na fidelidade, bem como, todos os vossos filhos.
T.: Amém!
PR.: O Filho de Deus vos acompanhe com solicitude na alegria e na tristeza.
T.: Amém!
PR.: O Espírito Santo derrame sem cessar a caridade em vossos corações.
T.: Amém!
PR.: Proclamai o todos o amor de Deus! Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
T.: Graças a Deus!

14 - CANTO FINAL
1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente. / Que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. / E que nada no mundo separe um casal sonhador.
2. Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. / Que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois.
3. Que a família comece e termine sabendo onde vai. / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. / E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, Senhor, as famílias, amém. / Abençoa, senhor, a minha também!
4. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. / Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. / Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
5. Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho. / Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.




 ÁLBUM DE FOTOS DA MISSA:

 ENTRADA DOS NETOS GUILHERME E AMÁLIA
 ENTRADA DA FILHA SUYANNE E SEU ESPOSO BARROS
 ENTRADA DO FILHO LEO JUNIOR E SEU FILHO GABRIEL
 ENTRADA DE SEU FILHO HIGO, ESPOSA MAYNARA, SUAS FILHAS SARAH E ISADORA
ENTRADA DE SEU FILHO HUGO, ESPOSA TÂNIA E SUA FILHA LAIZA
 ENTRADA DO CASAL
 ENTRADA DAS ALIANÇAS PARA RENOVAÇÃO DE VOTOS
BÊNÇÃO DAS ALIANÇAS
 LEONDINHA, ASSENÇÃO(CONCINHA) E SEU PAI ANTONIO (TUSCA)
 O CANTO DOS PARABÉNS
 MOMENTO APÓS REAFIRMAÇÃO DO COMPROMISSO DE CASAMENTO
 FINAL DA MISSA, MOMENTO COM O PADRE CARLOS
 REGISTRO DA EQUIPE  DE LITURGIA
 FAMÍLIA
FOTO OFICIAL: FAMÍLIA

E TODA FAMÍLIA REUNIDA JUNTAMENTE COM AMIGOS FEZ DESSE MOMENTO, UM MOMENTO ESPECIAL. 40 ANOS DE VIDA EM COMUM, VENCENDO ADVERSIDADES E COLECIONANDO ALEGRIAS. 
PARABÉNS CASAL 40!

Mensagem de Ação de Graças LIDA POR BENITA, cunhada de Concinha.


É bom agradecer.
Dai graças ao Senhor, por que Ele é bom! Cheios de alegria nós te agradecemos Senhor pelo amor e fidelidade que une este casal Leonidas e Assenção.
Ao dizer o tão esperado “SIM” e formalizar os votos de amor perante nós, a família e as pessoas queridas que convivem e testemunham esse amor, o casal Leonidas e Assenção reafirma a aliança de 40 anos atrás.
Se, por um lado, a duração dos casamentos de hoje não é mais como antigamente, por outro lado é exatamente isso que faz ser cada vez mais impressionante ver um casal que resiste ao tempo e a todo tipo de provação. Por isso, quando um casal comemora bodas de esmeralda esse é um motivo de celebração e agradecimento para todas as pessoas queridas do casal.

Quando um casal chega à marca de 40 anos de casados, eles estão comemorando uma vida inteira juntos e isso não é tarefa fácil. Além disso, se aplicável o casal também se agradece  a criação da sua família, o nascimento de seus filhos, netos, afilhados e seus amigos queridos que sempre estão presentes na vida desses dois filhos de Deus.

Esmeralda é a pedra do amor eterno e da fidelidade.
Sem dúvidas amor e fidelidade são essenciais num casamento que chega aos 40 anos.
Agradecer a Deus por este casal que é o exemplo mais próximo e real que nós conheçamos de amor, compreensão, companheirismo e fidelidade, afinal de contas são 4 décadas de dedicação, carinho e muita luta que fizeram de vocês, duas pessoas que  se descobriram um no outro, o que há de mais belo, a união, a entrega, a vivência de um para com o outro. 
Agradecer pelas lutas e vitórias, tantos momentos bons e ruins, mas que contribuiriam para construir essa união sólida, duradoura.

Assim, te pedimos Senhor!
Abençoa Senhor, este amor, para que seja a cada dia mais novo e criativo!
Novo, para recomeçar sempre e sempre com mais entusiasmo,  para que possam se sustentar nas horas de crises e dificuldades.
Criativo, para compreender as pessoas que caminham a seu lado; para estender a mão as irmãos carentes e necessitados.
Novo e Criativo, para que a força transformadora da vida em comunidade, possa ser a fonte geradora de paz, harmonia e luz entre Leonidas e Assenção, sua família e seus amigos.

Abençoa Senhor, não só este casal, mas todos os que aqui estão e confiam em ti, que confiam no amor e num mundo melhor, porque é o teu amor, a garantia desta fidelidade num compromisso assumido há 40 anos.
“O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” ( I cor 13. 7-8). Esse texto da Bíblia resume bem esses 40 anos de casados. Porque sofrer, crer, esperar, e supotar são os verbos fundamentais para o amor, “que é uma decisão”, realmente nunca acaba.
Hoje compreendemos que Leonidas e Assenção não podem imaginar a vida de um, sem o outro.
Ouvimos sempre que na vida tudo passa, mas o amor e a fé permanecem, e Leonidas e Assenção, graças a Deus, se alimentam dessas duas coisas, e contam com o companheirismo um do outro.
Parabéns, por essa bela história que realmente merece uma celebração especial, e que seja a continuidade de toda felicidade que Deus tem reservado para vocês.
Agradecemos a Deus e pedimos a Bênção, por vocês existirem em nossas vidas e que possam está juntos para mais 40 anos de vida em comum se assim for a vontade do Pai. Amém!
Todos: Amém.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário