sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EM TERRA DE SAPOS, DE CÓCORAS COM ELE. NADA DISSO: ACORDA ITAPECURU!





Em terra de sapos, de cócoras com ele.
Nada disso: ACORDA ITAPECURU!





Hoje, 30 de setembro. Antevéspera das próximas eleições para Prefeitos e Vereadores de todo Brasil. É a hora da última reflexão sobre quem são nossos candidatos, em quem escolher e votar, para ser o melhor para Itapecuru Mirim. É hora de pensar: “Qual a Itapecuru que nós queremos? A que está estagnada, ou a que tenha um progresso futuro próspero crescente?” É a hora de ter um olhar para os munícipes, para a sociedade itapecuruense, ver a eficiência dos serviços públicos, a forma de como está sendo o diálogo do executivo com a sociedade nestes últimos 16 anos.
                                          
Qual dos candidatos tem um olhar empreendedor, um olhar de vida pública para fazer nossa cidade crescer, melhorando a qualidade de vida das pessoas e apresentando uma cidade bem cuidada, bela, potencialmente desenvolvida economicamente?

Itapecuru Mirim atualmente conta com uma estrutura orçamentária e uma estrutura organizacional, que faz do perfil desse município como um dos melhores do Maranhão. É preciso que o próximo Gestor do Executivo tenha uma política de desenvolvimento para todas as atividades inerentes às suas Secretarias; que estimule a participação da comunidade e que responda à inquietação dessa gente. O Orçamento Participativo com a participação popular promove discussões orçamentárias alinhadas e próximas da realidade social do município. A lei de Responsabilidade Fiscal é outro fator capaz de promover a otimização dos recursos públicos, conduzindo o orçamento de forma responsável. Sendo assim, o gestor dever ser intolerante à corrupção e criar um portal da transparência que funcione e ter o povo como aliado fiscal do seu governo.

Precisamos de um Gestor que crie políticas municipais de proteção, recuperação e melhoria da qualidade ambiental, com atenção para seus recursos hídricos e uma gestão ambiental sustentável, que promova o desenvolvimento do potencial turístico, do homem do campo, resgate a auto-estima, o respeito e a beleza de nossa cidade; que trate a saúde com o cuidado ao atendimento básico, saneamento no trato da prevenção de doenças e diminuição de pessoas em postos de saúde e hospitais. Que tenha uma eficiente política pública voltada para uma educação de qualidade, assistência social e administrativa em favor da vida e da saúde física, social, emocional das gestantes, das crianças, adolescentes e jovens, dos idosos, em fim de toda essa gente que forma o povo itapecuruense.

Estamos vivendo uma crise econômica e de identidade no Brasil. Em tempos de crise precisamos de um Gestor que trabalhe com inteligência político-social e econômica, que busque parcerias com a iniciativa privada, que tenha visão estratégica, uma equipe técnica eficiente e de qualidade e que tenha governança solidária. É preciso desenvolver um governo de relação custo X benefício, com foco na gestão de pessoas. Assim pode evitar desperdício do dinheiro público. Tratar os problemas de Itapecuru com resoluções paliativas é muito pouco. Temos que pensar numa cidade voltada para o progresso, portanto, há que se pensar no crescimento ordenado, ousar e realizar.

É preciso fazer uma última reflexão antes de escolher e votar no novo Gestor Municipal, mas também, em quem serão os representantes do Legislativo que serão realmente parceiro dessa “Itapecuru melhor para todos”. Pois estes precisarão está alinhados com o pensamento de desenvolvimento responsável, eficiente e inteligente para com o Prefeito, Gestor Municipal e com a população itapecuruense.

Então vamos pensar num Plano Diretor atualizado, real, operacionalizável; num transito com viés à acessibilidade; revitalização da Casa da Cultura, Miquilina. Avenida Beira Rio e outros pontos com potenciais históricos, culturais e turísticos; pensar na retomada do crescimento econômico; nos jovens no primeiro emprego; nas políticas relevantes para a cultura, literatura, desporto e lazer; na seguridade dos direitos; na habitação e moradia,  e toda uma política voltada para promover uma “Itapecuru Mirim viva e saudável para todos”.

Encerro este Artigo desejando a todos os eleitores que ao ir às urnas, Domingo, dia 02 de outubro, faça uma boa votação, e dizer que esta sua escolha, não é só sua, ela vale para todos os Itapecuruenses. Repito: é hora de pensar: “Qual a Itapecuru que nós queremos? A que está estagnada, ou a que tenha um progresso futuro próspero crescente?”



Assenção Pessoa
Professora, escritora e pesquisadora.


Itapecuru Mirim, 30 de setembro de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário